IGREJA CATÓLICA EM PORTUGAL SE DISPÕE A ACOLHER REFUGIADOS
Bispo de Leiria-Fátima afirma que a Igreja em Portugal está disponível para colocar suas estruturas a serviço dos refugiados
 
A Igreja em Portugal está disponível para acolher refugiados em suas estruturas. A declaração foi dada pelo bispo de Leiria-Fátima, Dom Antônio Marto, e pela diretora da Obra Católica Portuguesa das Migrações (OCPM), Eugênia Quaresma, em coletiva de imprensa nesta quinta-feira, 13.
 
“No tempo dos regressados da África, que foram 600 mil, abriram-se casas, seminários que os acolheram durante muito tempo até poderem sistematizar a sua vida. Penso que a Igreja estará aberta para isso e fará todo o esforço”, disse Dom Antônio.
 
Eugênia Quaresma revelou que existem casas de ordens religiosas que precisam de novos rumos e se tiverem esta capacidade de acolhimento podem ser uma mais-valia. Cabe, então, sensibilizar as comunidades cristãs para o acolhimento. “É preciso criar unidade de pensamento na hospitalidade”, comentou.
 
Neste ano, o tema da peregrinação internacional dos dias 12 e 13 de agosto ao Santuário de Fátima é “Formamos um só corpo” e coincide anualmente com a peregrinação do Migrante e Refugiado, integrada na 43.ª Semana Nacional das Migrações, que vai até domingo, 16.
 
Na conferência de imprensa de apresentação da peregrinação anual do migrante e refugiado ao Santuário mariano da Cova da Iria, Dom Marto também alertou que a Europa não pode ignorar a tragédia humanitária que, se não tem uma resposta, destrói os fundamentos que estão na base do humanismo europeu e da própria União Europeia.
 
Neste contexto, o bispo disse ainda que a Europa deve aprender com o exemplo de países muito mais pobres que estão acolhendo os imigrantes e refugiados, como a Jordânia e o Curdistão Iraquiano. “Na sua pobreza acolheu dois milhões e meio de refugiados, têm muitos menos recursos econômicos e financeiros que a Europa, mas têm um coração maior, mais acolhedor e mais aberto, capaz de repartir com quem é pobre”, contextualizou.
 
A diretora da OCPM destacou que os refugiados e migrantes são “porta-vozes” e denunciam a desigualdade social, os conflitos, as perseguições, a pobreza; e a Igreja não tem ficado alheia a essa realidade. “A Igreja nas diferentes parte do mundo, nas suas diferentes estruturas e carismas, está socorrendo, alimentando, vestindo, dando a primeira assistência”.
 
Uma das imagens peregrinas de Nossa Senhora de Fátima vai estar na em Damasco, na Síria, de 7 a 9 de setembro, a pedido do patriarca da Igreja Greco-Católica Melquita, Gregório III.
 

http://catholicus.org/igreja-catolica-em-portugal-se-dispoe-a-acolher-refugiados/
INÍCIOSANTA RITANOSSA SENHORA DES. NÓSSÃO PIONOSSA IGREJANOTÍCIASEDUCAÇÃOSERVIÇOSLITURGIAMÚSICASALESIANOCONTATO 
SEMANAL
 
TODA SEGUNDA FEIRA
Confissão às 17:00 h
Missa pelas Almas do Purgatório às 18:00 h
 
TODA TERÇA FEIRA
Missa e Novena Perpétuatua
a Santa Rita de Cássia às 12:00 h
TODA QUARTA FEIRA
Missa a Padre Pio – às 18:30h
 
TODA QUINTA FEIRA
Missa e Novena Perpétua a Nossa
Senhora Desatadora dos Nós às 18:00 h
Horação Quebra de Maldição às 19:00 h
TODA SEXTA FEIRA
Grupo de OraçãoSanta Rita às 12:00 h
Missã de São Bento e Brnçao dos Alimentos às 18:00 h
 
MENSAL
 
TODO DIA 22 DE CADA MÊS
Missa a Honra a Santa Rita de Cássia às 12:00 h
 
TODO DIA 8 DE CADA MÊS
Missa a Honra a Nossa Senhora Desatadora dos Nós às 18:00 h
10 lições que aprendemos com os 10 mandamentos
Porque fazemos o sinal da cruz?
© Copyright 2015. Todos os direitos reservados. | capelasantaritacentro.com.br
O Espírito Santo na Liturgia
A importância do ofertório na Santa Missa
Como um leitor deve se comportar na missa ?
Que posição os fiéis devem adotar depois da comunhão?
Juvenude católica.
 
Papa aos jovens: não tenham medo do casamento.
O que é ser Católico ?
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Igreja católica em Portugal se dispõe a acolher refugiados.
10 posicionamento do Papa Francisco que estão mudando a igreja católica.
PROGRAMAÇÃO DA CAPELA
+ NOTÍCIAS
CAPELA SANTA RITA DE CÁSSIA - CENTRO